Umbanda
Quase toda a magia de umbanda pode ser compreendida ou entendida, através das concepções do espiritismo puro (kardecismo), pois na verdade não há citações de que as leis de umbanda acreditassem em reencarnação; todavia, as falanges, legiões, linhas e etc., nada mais são de que espíritos de pessoas que aqui (Terra) viveram e depois de sua passagem, teriam conquistado merecimento de voltarem sob forma de espíritos de auxílio aos irmãos ignorantes. É claro que através de um processo de purificação e determinação espiritual, em espaços espirituais diversos.
Evidentemente, as explicações sobre evolução espiritual são as mais variadas e de número infinito, porém sua compreensão realmente não são fáceis, necessitando de um estudo aprofundado e atencioso, sobre todas as coisas existentes entre este mundo e outros.
|
Referências:
· O Livro dos Espíritos;
· O Evangelho Segundo Allan Kardec;
· Do Calvário ao Infinito;
· Ah! Se eu Soubesse I, II, III, IV.
O que é Aruanda? Aruanda é um lugar no espaço espiritual, onde encontram-se espíritos de grande, média e elevadíssima evolução, assim como, purificados e alguns em estágio de ingresso nas suas camadas evolutivas. Tais espíritos tentam auxiliar-nos a encontrar um caminho correto, assim como fazem o recrutamento de espíritos que conseguiram de alguma sorte evoluir-se aqui na Terra, para fazer parte deste complexo habitat espírita. Neste local espiritual existem espíritos de médicos, cientistas, escritores, padres, e de pessoas que de alguma forma ajudaram os irmãos aqui na Terra, e trataram de buscar seu pedaço evolutivo.
O que é Posto de Pandira? Pandira também é um lugar no espaço espiritual, onde os espíritos que desencarnam ficam em regime de espera, para saberem qual seu destino próximo. Não se pode comparar o Posto de Pandira [Coordenado pelo Caboclo Pantera Negra], ao purgatório ou ao limbo, pois os espíritos lá encontrados não sofrem tormentas ou mesmo ficam isolados. Tudo irá depender da evolução conquistada aqui, sendo assim, alguns espíritos que conquistaram tal evolução podem ficar um determinado tempo em Pandira e outros nem mesmo passam por lá.
Quando um espírito consegue uma maior evolução {estando em Pandira}, ganha o merecimento de passar à Aruanda, conseqüentemente, irá nos ajudar aqui, desde que identifique-se com alguma das falanges, caso não ocorra, será designado para isso.
A Umbanda é obra do Divino, não há contestação; Porém, pergunta-se
Qual divino? Oxalá ou Deus?
VAloísio Fontenelle – Umbanda e suas Leis [1929]
João Francisco da Costa
Axé Babá mi.
Conhecendo um pouco melhor as falanges e legiões da umbanda, poderemos começar a pensar, no dogma, ou seja, na formação da Umbanda propriamente dita, nos fetiches, nas velas, nos procedimentos, nas hierarquias e até mesmo nos pontos cantados e riscados.
Qual ou quem será o formador da Umbanda? Sabemos que ela “apareceu” em um centro espírita, porém, quem a criou, ou que mandou que o caboclo das sete encruzilhadas viesse anunciar seu começo?
Dentro do rito da Umbanda, Zambi é a maior figura, caracterizado como Deus Supremo, ou seja O Supremo Deus Umbandístico.
Ele é ligado intimamente a cada legião de nossa Lei, seja na figura do local representa-tivo de cada entidade, seja em cada objeto utilizado para o ritual.
Desde sua apresentação, a Umbanda mostra a necessidade da utilização de alguns utensílios, para melhor compreensão e entendimento dos médiuns e até para melhor trabalho dos mentores espirituais, sejam eles quais forem.
· A Velaà A vela é utilizada pelo homem, desde os primórdios de nossa história. Porém, aqui ela é utilizada como fonte de comunicação psicológica - espiritual do homem. Através dela, conseguimos elevar nossos pensamentos, ao límpido de nossas almas, perfazendo uma co-ligação entre corpo – alma – entidade. Usamos dizer que a função vital da vela seria iluminar às entidades, porém, no sentido de compreensão, observação e lógica prática, evidentemente os “sem luzes”, aqui somos nós, então, percebemos que a vela tem o sentido de ajudar a iluminar a nossa força emanativa espiritual, que é bem pequena, pois se tivéssemos grande luz, estaríamos em falanges de ajuda, e não aqui na Terra. Porém, para toda regra sempre haverá uma exceção, as falanges da quimbanda precisam de iluminação, seja ela da luz da vela ou do próprio fogo, pois estas entidades estão classificadas como de pouquíssima iluminação ou até mesmo, sem esta.
· A Pólvora à A pólvora libera o magma ( Massa natural fluida, ígnea, de origem profunda) negativo na hora de sua explosão; Tem a essência de conseguir despregar o corpo fluídico negativo, dos nossos; ou seja, ela consegue através do fogo ou das salamandras, capturar os obsessores presentes de nossas auras, atraindo-os para outro plano dimensional no espaço espiritual. Todavia, a má utilização deste elemento, poderá causar diversos males em vez de beneficiar-nos, ocorrendo que em vez de retirar o magma negativo, estará atraindo-o mais para nós.
· Bebidas Alcóolicas à O éter que está presente nas bebidas alcóolicas, é a formação original de todas as coisas, poderá de alguma forma conseguir a liberação do Elemi (força interior do mundo)espiritual do médium, da entidade ou da falange espiritual a qual esta pertence, sendo que através da bebida alcóolica, a entidade consegue tirar do corpo do médium, a carga negativa que está recebendo na hora do passe ou na hora da incorporação, pois nesta hora, os obsessores rodeiam o médium. Através do éter a entidade coliga-se ao elemi primeiro, que é a força criadora, e este liga-se a força espiritual da falange e do médium incorporado, perfazendo-se um ciclo de elaboração de descarrego negativo, tanto do corpo material do médium, como do corpo da pessoa que esta a consultar-se ou ganhando um conforto. Evidentemente, que a quantidade de bebida alcóolica sempre deverá ser a mínima possível, pois muitas vezes os médiuns são semi ou conscientes, ocasionando muitas vezes uma confusão doutrinária, acabando em embriaguez.
· Banhos de Descarga à Muitos são os métodos utilizados para remoção de perturbações, obsessores, e elementos negativos de nossos corpos. Um dos métodos mais comuns e utilizados são os banhos de descarga. Através destes banhos conseguimos liberar-nos de forças negativas e começar a recuperar nossas forças positivas que foram abaladas. Essa recuperação de forças, ocorre pela força das ervas utilizadas nos banhos, a seiva das plantas trás a força necessária para nos fazer bem. Os banhos são os primeiros ensinamentos que todo o médium, assistentes e pessoas interessadas devem aprender. Todavia, não deverão ser fervidas, como ocorre no africanismo.
RELAÇÃO DE UTILIZAÇÕES:
· Ervas:
Alevanteà Principal abre caminhos, afasta coisas negativas, trás prosperidade;
Arrudaà Contra inveja, maus espíritos, virtudes, atrai dinheiro;
Espadas de Santa Catarinaà Fortalecimento espiritual, auto ajuda, serenidade;
Espadas de São Jorgeà Fortalecimento espiritual, defesa de demandas, tranqüilidade;
Guinéà Poderoso fortalecedor de pensamentos, trás paz e alegria;
ManjericãoàLimpa, corta o mal, protege, boa sorte, abre caminhos, purifica;
Quebra-Tudoà Afasta obsessores, abre caminhos, contra olho grande;
Este é o mais conhecido banho de descarga. Chamado também de sete ervas. Este banho pode variar suas plantas conforme os ensinamentos de cada chefe de terreiro, sendo outras ervas associadas a ele.
Outras ervas utilizadas:
Açoita Cavaloà Doenças de Pele Cinamomoà Vitórias em doenças
Chamariscoà Movimento Fortunaà Ação Financeira
Dólarà Finanças Dinheirinho em pencaà Povo de Ori
Tapete de Oxaláà Tranqüilizante Benjoimà Poderoso defumador
Alecrimà Proteção, mémoria, alegria Alfazemaà Amor e senimentos
Penicilinaà Glórias e vitórias Camomilaà Equilíbrio, atrai dinheiro
Cravoà Afasta maus pensamentos Lírioà Atrai no comércio e no amor.
Louro, laranjeira, fumo bravo, maracujá, cipó mil homens, mil folhas, menta, hortelã, pitanga, sálvia, trigo, entre muitas outras.
· Bebidas
Cada caboclo tem seu curiador (bebida), poderemos classificá-los, conforme suas legiões:
POVO |
COR |
BEBIDA |
Santo |
Branco, Vermelho e todas outras |
Água |
Iemanjá |
Branco e Azul Claro |
Guaraná, água c/ açúcar e água |
Oriente |
Rosa (predomina), amarelo |
Vinho e água |
Oxóssi |
Verde(princ.), amarelo e vermelho |
Vinho Tinto e água |
Xangô |
Marrom, vermelho, branco, azul |
Cerveja Preta e água |
Ogum |
Vermelho, verde e branco |
Cerveja Branca e água |
Africana |
Pérolas de N.ª Sr.ª |
Aguardente e água |
Crianças |
Rosa, branco e azul |
Sucos e água |
Gaules, Romanos, Incas, Maias |
Alaranjado, vermelho, branco |
Rum, aguardente e água. |
Esquimós, Mongó-is, aztecas, |
Verde claríssimo, branco |
Gim, aguardente e água |
Indus, Árabes e Marroquinos |
Branco, gelo e prisma |
Gim e rum, aguardente e água |
Boiadeiros, Índios brasileiros |
Colorido, tonalidades de marrom |
Diversas. Vinho na maioria.
|
MEDIUNIDADE
São chamados médiuns videntes, aqueles que vêem em volta de si, de alguém ou de qualquer lugar, espíritos;
Clarividentes, aqueles que vêem coisas passadas, presentes ou futuras, que estejam próximas ou distantes;
Auditivos, aqueles que escutam vozes de espíritos, como se estivesse alguém falando próximo ao seu ouvido;
Clariauditivos, aqueles que escutam qualquer coisa que passe ao longe;
Curador, aquele que sente o braço e mão enregalados e com cor cadavérica, e neste estado, coloca a mão sobre a pessoa doente e sobre o ponto afetado uma, duas ou três vezes, conforme a intensidade do mal, verificando-se a cura do paciente;
Mecânico é aquele que o espírito apodera-se do braço do médium, fazendo com que este psicografe a mensagem.
Nas Leis de Umbanda e Quimbanda as manifestações são na maioria não totais, ou seja, na maioria dos casos mediúnicos, o médium não é totalmente apoderado pelo espírito, usando-se dizer que a entidade estava encostada. Muitos por vergonha ou medo de declarar este fato, acabam omitindo tal informação, não sabedores, de que estão de certa forma se prejudicando, pois existe todo um ritual, para que se a entidade não tomar conta totalmente do médium, não deixe que ocorra melefícios a este. O caso do médium não perder totalmente a consciência, não quer dizer que não esteja incorporado, significa que este não foi bem desenvolvido, ou que a entidade é de uma falange ou linha que realmente não se apodera de seus médiuns, ou ainda, que o médium dispõe de pouco elemento mediúnico neste plano.
As linhas de Umbanda:
Linha de Santo ou Oxalá
· Legião de Santo Antônio;
· Legião de São Cosme e São Damião;
· Legião de Santa Rita;
· Legião de Santa Catarina;
· Legião de Santo Expedito;
· Legião de São Benedito;
· Legião de Simirômba (Frade) São Francisco de Assis
As falanges grandes e pequenas de espíritos desta linha, infiltram-se entre as Leis de Quimbanda, com o propósito de diminuir a intensidade do mal por eles praticado e habilmente arrastá-los para a prática do bem e, por este motivo, verificamos muitas vezes, nos trabalhos de Magia Branca aparecerem elementos ou falanges da quimbanda e vice-versa.
Linha de Iemanjá
A linha de Iemanjá é chefiada por Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, e é constituída da seguinte forma:
· Legião das Sereias Chefiadas por Oxum
· Legião das Ondinas Chefiadas por Nanã Buruku
· Legião das Caboclas do Mar Chefiadas por Indaia
· Legião das Caboclas dos Rios Chefiadas por Iara
· Legião dos Marinheiros Chefiados por Tarimá
· Legião dos Calunguinhas Chefiados por Calunguinha
· Legião da Estrela Guia Chefiadas por Maria Madalena
A missão dessas falanges é proteger os marinheiros, fazer as lavagens fluídicas dos diferentes ambientes, de encaminhar no espaço os irmãos que desejarem progredir, amparar na Terra, em geral, as criaturas do sexo feminino e de desmanchar trabalhos de Magia Negra feitos no mar ou nos rios e de fazer trabalhos para o bem, em prol daqueles que de tal necessitarem.
Linha do Oriente
A linha do Oriente é chefiada por são João Batista e é constituída pelas seguintes legiões:
· Legião dos Indus Chefiado por Zartú
· Legião dos Médicos e Cientistas do espaço Chefiado por José de Arimatéia
Bafejado pelo Arcanjo Rafael
· Legião dos Árabes e Marroquinos Chefiados por Jimbaruê
· Legião de Japoneses e Chineses Chefiada por Ori do Oriente
· Legião dos Egipcianos, Aztecas, Mongóis, Esquimós Chefiada por Inhoariri, Impe
Incas e outras raças antigas rador Inca antes de Cristo
· Legião dos Índios Caraíbas Chefiada por Itaraiaci
· Legião dos Gauleses, Romanos e raças européias Chefiadas por Marcus I, Impe
Rador Romano
São falanges de caridade; são incumbidos de desvendar ao povo da Terra, coisas para eles desconhecidas; são os grandes mestres do ocultismo(esoterismo – Cartomancia – Quiromancia – Astrologia – Numerologia – Grafologia – etc); Alta Magia e Magia Mental.
Linha de Oxossi
A linha de Oxossi é chefiada por São Sebastião, e é constituída por Legiões de espíritos em forma de caboclos e assim temos:
· Legião de Urubatão;
|